quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Velho Companheiro


O velho amigo do homem aqui no RS mais conhecido como cusco que é da raça VL vira-lata!!!

A cascata do caracol


A cascata do caracol em canela-RS

Prendas

As roupas típicas das mulheres gaúchas!!!

O Natal Luz em Gramado-RS

As festas natalinas em gramado!!!

As Cavalgadas

As Cavalgadas nas praias e costas do RS !!!

Churrasco Gaudério (Fogo de Chão)


O Tradicional churrasco do Gaúcho!!!

Arroz Carreteiro ( Arroz de China)



Nada mais tradicional de quando se falar de algum lugar, falar de sua culinária específica. O Gaúcho não se dá bem apenas quando assa o famoso CHURRASCO GAUDÉRIO, mas também quando prepara um CARRETEIRO CUIUDO (que é tão típico quanto o Churrasco).
Qualquer gaúcho que se preze aprecia um carreteiro bem feito, ainda mais nos Alegrete, onde volta e meia quando tem janta as pessoas se reúnem pra fazer de janta adivinha o que?CARRETEIRO DE CHARQUE!
Confesso que não sou muito chegada em Charque, geralmente o carreteiro que eu como é aquele feito com sobras de churrasco ou até mesmo com lingüiça (o tão famoso Arroz de China…).
Me inspirei  no Post do Blog de uma colega para falar um pouco mais para vocês sobre o Carreteiro de Charque dos Alegrete e sua história tão curiosa, que a maioria deve saber, mas nunca realmente prestou atenção…
E outra, se algum dia vocês forem pros Alegrete, algum dos calorosos alegretenses vai te convidar pra comer um ´Carreteirinho de Charque dos Alegrete’ porque o Charque de lá é muito reconhecido e apreciado (por sinal minha avó quando vem de Alegrete pra Porto Alegre sempre traz uma mala cheia de charque, lingüiça e bolacha do Alegrete pros meus tios e tias… Juro que é verdade! E é muito comum isso acontecer quando algum parente lá do BAITA CHÃO vem pra cá visitar).
Bueno…  A origem desse Arroz de Carreteiro é super simples. Os peões que levavam as tropas de gado usavam o charque  (a carne salgada) em suas idas e vindas como alimento não perecível e junto com o arroz (que era abundante na região sul), preparavam essa refeição tradicional. Nas estâncias esse prato também era muito usado pela sua forma simples de preparo e sabor.
O Charque foi um dos propulsores da economia Gaúcha no fim do século XIX. O gado vinha do interior para as charqueadas que ficavam à beira do arroio Pelotas, onde eram abatidos e salgados, para serem transportados em navios que saíam do porto de Rio Grande para o Norte do país e a Europa.
Não existe uma receita correta para o Carreteiro de Charque, pois assim como o Churrasco, cada um prepara da sua maneira. Geralmente, o tradicional mesmo, é feito simplesmente com arroz e charque, depois as pessoas começaram a incrementá-lo com cebola, alho, pimentão, batata e até mesmo outros temperos gauchescos. Assim como também até hoje vem sendo estilizado. Estava pesquisando aqui e descobri que existe até um Carreteiro de Charque Light (Sério que uma comida tão pesada pode ser Light?!!) que é feito com arroz integral, cebola, batata, chuchu, tomate e azeite de oliva!
O prato é tão típico que vários CTG’s do nosso estado promovem até concursos para competir quem faz o melhor Carreteiro de Charque.

Bebida Típica do RS

Bebida Típica do RS O Chimarrão!!!

Região das Hortências

Região das Hortências em Gramado-RS na serra Riograndence!!